Cartas de Abril (10)


                               Foto cedida por Magno Herrera - Fotografias

Durante a elaboração do livro Sob a Luz recebemos alguns amigos espirituais interessados em “se fazer ouvir”. 

Aqui estão eles:


Dorotéia

Não acrediteis cem por cento naquilo que afirmam seus olhos. Duvideis sempre da razão, sinta, inspire-se, ouça seus instintos.

A vida é uma preciosidade. 

Pena que estamos tão envolvidos em mesquinhez e leviandades que não percebemos com clareza a beleza que nos presenteia. Somos ludibriados por uma névoa que entope nosso cérebro, ofusca nossa visão e apaga a luz que sai da nossa própria alma.

Eu desejo que todos possam se superar e que, dia após dia, procurem se envolver mais, despertando o raciocínio e a consciência que se libertam das amarras deliberadas da ignorância, facilitando o desprendimento material.

Enumeraria várias formas para chegarem a isso ou aquilo. Declamaria talvez um poema de incentivo, mas nada me parece tão puro e inspirador quanto às criações divinas que nos enobrecem a alma e nos fazem contemplar a perfeição.

Tentem conectar-se quando observam o céu e todas as suas nuances. Manifestem a curiosidade de desvendar as cores das flores e seus perfumes exóticos. 

Contemplem as árvores, o brilho do sol que por si só nos faz cerrar os olhos e então, sem o auxílio da visão, sintamos o vento, a chuva. Podemos escutar os grilos e todos os sons da mesma natureza que se modifica pelo encanto do sol ou da lua.

 E, além de tudo isso, ainda podemos nos apaixonar por nós mesmos quando estivermos face a face com uma parte de nós ao olhar nos doces olhos de um bebê descendente de nossos corpos.

 Ouvir seu choro ou seu riso nos faz desenvolver tantos instintos que tantas vezes nos achamos ausentes, Tudo é perfeição divina.

Podemos escolher a qualquer instante o nosso objeto de amor e de inspiração, mas o importante é não ficar na inércia ou nessa apatia que paralisa nossas ações e nossas reações, que nos impossibilita treinar, que freia nossa evolução.

 Deixemos de lado tudo o que nos neutraliza. 

Envolver nos dá chance de chegar ao amor pleno, que é tudo em absoluto, que um dia nos salvará dos males que esta humanidade plantou, porém que não semeará jamais. 

Com amor.    Dorotéia 14/10/2012

Firmino Soares


Até que enfim chegou a minha vez de expressar tudo o que sinto!

Muitos me recriminariam, não interpretariam corretamente minha afirmativa, porém coloquem-se no meu lugar... Por anos vivi calado. 

Após uma existência cheia de sofrimentos e miséria consegui com um trabalho digno ter o mínimo para velhice digna. Quando pensei que pudesse desfrutar do carinho de filhos e netos, viver um final de vida feliz passeando com minha esposa, tudo veio a desmoronar.

Minha querida teve uma morte prematura ao atravessar uma avenida tumultuada, daí meu pesadelo teve início. Vivi triste e amargurado, afastando do meu convívio os entes amados. Quando me sentia derrotado demais para erguer-me da cama, tive um derrame e percebi que tudo podia, ainda, piorar. 

Perdi a fala e os movimentos do lado direito do corpo e, assim nunca mais falei. Com extrema dificuldade me esforçava em praticar manobras simples. 

Meus filhos cuidavam de mim, revezavam para que nada me faltasse, não posso me queixar, mas eu sempre rebelde e mal agradecido não percebi que para eles o sofrimento também foi muito forte.

Fui egoísta, fui orgulhoso e fraco, desisti da vida. 

Ficava muito irritado quando queria alguma coisa e não era compreendido e me perdoem, mas acho que no início foi o que fiz, eu sempre exagerei. Foi assim com minha esposa, eu não aceitei que ela partisse, pois havia feito planos para nós, achei que aquele fosse o momento perfeito para sermos felizes juntos.

Cultivem o amor hoje, vivam o hoje incessantemente de forma intensa, pois não sabemos quando tudo pode mudar, portanto aproveitem as oportunidades agora! 
                                          Firmino Soares 20/10/12
   
Carol

Olá! Muito bom ter esta oportunidade de dar meu depoimento.

Eu obtive a permissão de morar, trabalhar e estudar em um local que é verdadeiro oásis, onde vivem pessoas alegres e educadas que se auxiliam mutuamente e me fazem muito feliz.

Reencontrei parentes queridos que me cobrem de carinho e atenção. Convivo com meus avós paternos, dois primos e um tio materno. Somos uma família esforçada, conversamos sobre tudo e no início foi este convívio que me deu controle emocional para não sair da colônia. 

Tive ímpetos de fugir, ansiava por rever meus pais, meus irmãos e meu belo namorado. Sentia saudades de tudo, de pequenas coisas do cotidiano que faziam derramar lágrimas.Eu adorava andar de bicicleta, comer algodão doce, cachorro-quente, andar com meu namorado na praia, brincar com o Pituco – nosso cão. Meus irmãos e eu nos divertíamos tanto e meus pais sofreram muito quando parti, mamãe ficou inconsolável. 

Eu sentia a dor dela durante meu tratamento, mal conseguia adormecer. Tive pesadelos terríveis, fui incentivada por vovó a orar por ela. Pensava muito em Jesus que também foi obrigado a deixar sua mãe e desejava tanto que ela ficasse bem que aos poucos fui me recuperando. 

Ainda não tive permissão para visitá-los, mas vovó já os visitou e me contou que todos estão bem.Após três anos muitas coisas mudaram. Meu namorado sofreu muito com meu desencarne, mas hoje está morando com uma moça e eles se dão bem. Minha família está superando, mamãe faz terapia e encontrou amigas fantásticas num grupo de artesanato, eu fiquei feliz.

Hoje penso apenas em ser útil, me concentro no trabalho, estudo para ser enfermeira. Aqui as pessoas sempre precisam de ajuda. Parece até que eu fiz uma viagem, que mudei para casa de avós e que é muito difícil mandar uma carta para meus pais.
                                                                 Carol 28/10/12  

Mariana Souza


Trago boas novas!

A vida não deve ser considerada como constante de catástrofes e frustrações e as pessoas que se esforçam não devem perder as esperanças de serem felizes. Deus é supremo, mas ainda assim é Pai, não deveríamos contemplá-lo com tanto distanciamento. Olhar para o céu, orar, pedir e até mesmo implorar por algo que não se sente merecedor é muito contraditório.

Se Deus é pai, misericordioso e amantíssimo por que não ser acolhedor, amigo, o parceiro mais parceiro de todos. 

Aquele que nunca te abandonaria?

Ele te ensina, te educa, mas nunca te abandona, entende?

Então coragem porque todos chegarão a seu tempo para contemplar aquele céu abençoado, você também.

O tempo que leva para chegar à felicidade não se pode calcular, porque não depende do que se tem ou de onde está, mas de como você observa tudo o que tem e de onde você está. Até mais do que isso, de como você se observa, como analisa sua vida, sua trajetória.

Quando você já viveu algumas vidas tem a possibilidade de analisar e de quantificar a sua felicidade, baseando-se nas conclusões. Para mim está diretamente ligado às boas ações que fiz, às pessoas que auxiliei, aos pontos que marquei comigo mesma, como evolui de tempos em tempos. 

Eu consigo isso porque sei não ser capaz de fazer novamente algumas escolhas estúpidas por exemplo.

Sensato seria perceber que, dia após dia, nós amadurecemos e marcamos muitos pontos quando tentamos nos superar. Não competir com ninguém, mas se superar, isso é muito incentivador.

Um grande abraço.
                         Mariana Souza 14/11/12

Clarita


Eu vi no fundo dos olhos dele um clamor, um pedido silencioso que pudesse nos conceder mais tempo. Em uma fração de segundos era como se o tempo parasse e tudo pudesse ficar novamente como no dia em que nos conhecemos, sabendo que teríamos toda chance de viver em plena felicidade.

Eu agradeci por toda a vida que dividimos, pela família tão bela que formamos. Eu não tive medo da morte, não era a ideia do desconhecido que me assombrava, mas a saudade. 

A sensação de perda, de saber que não estaria presente em suas vidas nos dias futuros. Como seriam o natal, os aniversários, quem faria o bolo ou arrumaria os cabelos das meninas? 

Eu perderia tudo: o casamento delas, a formatura, o nascimento dos meus netos e nunca mais poderia abraçá-los. 

Então eu chorei, chorei acanhadamente naquela cama de hospital, não queria que meu marido sofresse. Vê-lo passar por tudo aquilo me fazia sentir minúscula, ele não merecia. Eu apertei a mão dele para agradecer e pedir desculpas, não aguentava mais, meu corpo não aguentava mais. 

Foram meses de tratamento tão difícil, o câncer acabou comigo. Meu médico desanimadoramente nos informou que não havia mais nada a fazer. Acho que foi bom ter desencarnado no hospital, assim minhas filhas não precisaram ver meu corpo inerte sobre a cama, que tantas vezes usamos para nossas brincadeiras.

Eu acho que todo fim é triste e toda despedida é comovente, mas a minha vida foi maravilhosa. Eu queria ter tido mais tempo com eles. Aqui onde estou é bom, me esforço para não retornar.

Permaneci em meu lar por algum tempo após meu desencarne, mas eles sofriam tanto. Obtive ajuda quando fomos ao batizado de uma sobrinha, o grupo espiritual que trabalha naquela igreja católica me explicou tantas coisas e tive auxílio. 

Um dia, se for permitido, nós poderemos nos abraçar novamente.
                                        Clarita 11/11/12




Minha doce Carla.

Daqui sigo com minhas anotações. Visualizo tudo e vislumbro cada botão de rosa.

Nós estávamos certos: aqui tudo é muito mais bonito. Me foi concedido um trabalho maravilhoso, estou em contato com os jardins, faço as reparações necessárias e isso me enche de alegria.

Recebo suas fotos e as coloco num mural onde explico quem são vocês. Minha filha, meus netos e bisnetinho. Ele é lindo, filha.

Desculpe, o momento é deveras emocionante para mim. Esta é uma abençoada oportunidade. Há quanto tempo espero por este momento de te certificar que aqui está tudo bem.

Quando podíamos imaginar esta facilidade para nos comunicar?

 A fila é longa e a espera não se sabe ao certo, mas nossa hora chegou.

Preciso ser claro para te informar Carla.

Em breve algumas coisas mudarão, mas esteja certa de que tudo transcorre para nosso bem porque Deus é sábio e Pai amantíssimo filha. Ore, ore com fé, mas tranquilamente confie que as coisas mudam para nossa reta evolução.

Estou contigo.

Te amo.. Afonso
21/04/2016



Antônio

Não faltou empenho de nossa parte.

Tivemos todos os interesses comuns alicerçados num propósito inovador.

Quisemos investir num tratamento que seria disponibilizado para as grandes massas. Não apenas para aqueles que pudessem pagar fortunas para se prevalecer dele, mas os ambiciosos nos frustraram. Quantas pesquisas... Quanto empenho...

Foi uma derrocada, foi um fracasso. Nossas descobertas só serviram para nos desviar do nosso real propósito que seria nossa evolução moral.

 Quantos de nós não sucumbimos pelo desejo de ambição? Ver aqueles montes de dinheiro faz qualquer um de nós mudar de ideia e foi o que nos aconteceu. Dois gênios da ciência que abriram mão de seus ideais por moedas, por cobre.

Tudo se acaba, até nossa integridade moral.

Nós fracassamos!

Hoje eu me arrependo de tudo porque tive o resto de uma vida miserável para me arrepender. Quando a velhice chegou e o anonimato tomou conta de mim fiquei envergonhado do que poderia ter sido e não fui. Do nada que se transformou meu plano reencarnatório.

Quando desencarnei, sozinho porque meu amigo leal se desvencilhou de mim a partir de então – quando os rumos de nossas vidas se separaram porque deixamos de caminhar em prol de uma causa justa – eu cheguei num laboratório onde eu era mantido como cobaia e passei milhões de vezes sofrendo terríveis dores que me fizeram lastimar pelas escolhas mesquinhas que havia feito.

Tudo na vida é necessário para que possamos nos ajustar.
Hoje eu compreendo e aceito.

Nem merecia o auxílio que recebi, por isso, sou mais do que agradecido. Ainda acho que não sirvo para nada porque fracassei.

Meu depoimento talvez sirva para alguma coisa.

Talvez vocês compreendam o quanto é importante refletir sobre o que se faz e o quanto nós devemos ser coerentes para auxiliar as outras pessoas.

Todos podem fazer coisas importantes por si e para o outro, basta que estejam conscientes disso.

Eu agradeço a chance de me expressar.

Peço a Deus por uma forma de esquecer tudo isso que me faz sofrer.

Que Ele os proteja.


21/04/2016


 Manuela

Foi pela vida toda. A tua mão a me guiar.

Eu sentia as vezes que vacilava, tremia e se questionava se daria certo, mas ouça eu nunca duvidei.

Nasci com deficiência visual e numa vida muito simples recebi um genitor maravilhoso que me protegeu e encaminhou dentro daquilo que era possível para nossa classe social.

Hoje meu abnegável paizinho está acamado. Por diversas vezes recebo a permissão da visita saudosa. Eu me seguro firme para não entrar em desequilíbrio e chorar, desestruturando o trabalho árduo daqueles que me encaminham.

É difícil ver sofrer aqueles que amamos.

Meu apelo é para todos aqueles que podem doar.

Doar cuidados, doar afeto, doar calma e compreensão. Meu pai vive sozinho porque os outros filhos não acham que seja necessário fazer companhia constante a ele.

Dão banho e de vez em quando trocam a fralda, refeições duas vezes por dia porque acham que ele nem sente fome. Como é difícil para mim saber de tudo isso.

Estou certa de que tudo na vida conspira para nossa evolução e atraímos nossas provas adequadas.

Eu também atrai, por isso, fui cega e desencarnei ainda jovenzinha para resgatar, mas entendam que Deus nos coloca em contato com seres maravilhosos que podem nos aliviar os fardos e nós todos erramos, por isso, precisamos de auxílio.

Um não é melhor que o outro, todos merecem atenção. Eu agradeço a chance de relatar o meu momento atual e peço desculpas se de alguma forma me fiz rude.

Que Deus esteja convosco.


(21/04/2016)



Marília

Eu peço perdão porque ainda não sei quantificar o quanto errei.

Minhas lembranças voltaram tão fortes que ainda ofuscam minha consciência, mas sei que te fiz sofrer e você não merecia.

Não pense em mim como uma pessoa leviana e traiçoeira, eu sempre te amei. Como desejei estar ao seu lado. Todas as vezes que estive com você e a enorme vontade de fazer o tempo parar, mas não poderia enfrentá-los.

Eu não consegui. Fui tola e fraca.

Nunca me casei, não permitiria ter com outro nossa história de amor. A tristeza e a frustração tomaram conta de minha alma e aos poucos aquela luz que você dizia haver em meus olhos azuis se apagou.

Eu definhei de saudades suas. Leonardo onde você estiver saiba que sempre haverá em mim uma inclinação para amá-lo.

Daqui tive notícias suas.

Depois de um longo período onde necessitei de cuidados pude saber de você. Pude saber o quanto você se decepcionou e ainda carrega nos ombros envelhecidos a sensação de que no nada se alicerça a verdade.

Ensaia um sentimento terno, mas no fundo não se permitiu amar novamente. Deixe tudo para trás meu eterno amor. Siga certo de que fui eu a insegura, eu errei.

Deus existe.

A vida continua e o amor faz parte de nós.

Se permita amar Leonardo porque eu sempre te amarei, mas compreendi que não somos peças de um joguete, só que foi tarde demais.

Nossos caminhos se afastaram, mas ninguém pode mais no Universo que pertence a Deus e se formos realmente Espíritos afins nos reencontraremos.

Eu rezo por ti.

Me perdoe.

Marília

21/04/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário